De Rerum Natura

A natureza das coisas
0
 Artigos
610

ILUMINAR - AS IDEIAS QUE ILUMINARAM O PROJECTO POMBALINO

 De Rerum NaturaSegunda feira
Marcarei presença em Oeiras no quadro deste ciclo pombalino (clicar para ver melhor):

    O editor da Guerra e Paz escreve aos leitores

     De Rerum NaturaSegunda feira
    Venham comigo até à minha infância. Vamos brincar ao lobo mau. Cantemos a lengalenga:Brincando na serra enquanto o lobo não vem, qu’é qu’ o lobo ’tá fazer?Responde o menino que faz de lobo:O lobo ’tá ler um livro!Oh, que antigo deve ser este lobo, que ainda lê livros. (...)

      “Porquê aprender? “

       De Rerum NaturaSegunda feira
      Neste início de mais um ano lectivo, vem a propósito esta questão: por que razão vão as crianças e os jovens à escola; porquê aprender?Num programa de rádio belga, encontramos uma resposta na crónica de Pascale Seys* que aqui deixamos em tradução:  "Em Nápoles, em 1732, Giambattista Vico pronuncia o discurso de abertura do ano universitário, perante uma plateia de jovens estudantes e professores. (...)

        Novos Classica Digitalia

        Os Classica Digitalia têm o gosto de anunciar 2 novas publicações com chancela editorial da Imprensa da Universidade de Coimbra. Todos os volumes dos Classica Digitalia são editados em formato tradicional de papel e também na biblioteca digital, em acesso aberto. (...)

          António Sampaio da Nóvoa: "Ciência, Educação e Cultura no Mundo Global: a visão da UNESCO"

           De Rerum Natura2019-09-12
          Ciência, Educação e Cultura no Mundo Global: a visão da UNESCO  No próximo dia 17 de Setembro, terça-feira, pelas 18 horas, no RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, situado no piso 0 do Departamento de Física da FCTUC, António Sampaio da Nóvoa, Embaixador Português da UNESCO, virá falar sobre “Ciência, Educação e Cultura no Mundo Global: a visão da UNESCO”. (...)

            INEBRIANTE…

             De Rerum Natura2019-09-12
            Texto que nos foi enviado pelo Professor Mário Frota, especialista em Direito do Consumo e que muito agradecemos. Saiu antes no jornal As Beiras de 11 de Setembro de 2019,Inebriante significa “que inebria”.Inebriar, por seu turno, quer dizer “embriagar”. (...)

              A PRODIGIOSA AVENTURA DAS PLANTAS

               De Rerum Natura2019-09-12
              Início do capítulo 0 (sem notas) da "Prodigiosa Aventura das Plantas", de Jean-Marie Pelt e Jean-Pierre Cuny, livro de que acaba de sair a 4.ª edição na colecção Ciência Aberta da Gradiva:O qual, no entanto, é mais consistente do que um iogurte — este só existindo porque existe a erva — e pretende em particular estabelecer a precedência do grão sobre o borrego Porquê a aventura das plantas? Primeiro porque é a nossa. (...)

                "Não matem a História"

                 De Rerum Natura2019-09-11
                Mais uma professora a pronunciar-se publicamente sobre a redução, no currículo escolar, da disciplina de História. Não matem a História é o título do artigo que escreveu Maria José Gonçalves, docente dessa disciplina (in Público de 10 de Setembro de 2019). (...)

                  NOVIDADES DA GRADIVA EM SETEMBRO

                   De Rerum Natura2019-09-11
                  Informação recebida da Gradiva:A Prodigiosa Aventura das Plantas  Jean?Marie Pelt e Jean?Pierre Cuny Um clássico hoje ainda mais admirável! «[...] as plantas, imóveis, silenciosas, em que é que elas se parecem connosco? Tal como os animais, viveram uma grande epopeia: a epopeia da evolução. (...)

                    BIOLOGIA E SOCIEDADE

                     De Rerum Natura2019-09-11
                    Na próxima 4ª feira, dia 18 de Setembro de 2019, pelas 18h00, vai ocorrer no Rómulo Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra a palestra “BIOLOGIA E SOCIEDADE”, por José Matos, Bastonário da Ordem dos Biólogos.Esta palestra integra-se no já popular ciclo "Ciência às Seis - Terceira temporada", coordenado por António Piedade, Bioquímico, escritor e Divulgador de Ciência. (...)

                    CINEMA SOBRE ASTRONÁUTICA NA FIGUEIRA DA FOZ

                     De Rerum Natura2019-09-11
                    Informação recebida dos organizadores (em cima trailer de "O primeiro Homem na Lua"):O LIP e o Observatório Astronómico e Geofísico da UC juntamente com a organização do Festival de Cinema da Figueira da Foz FilmArt(http://figueirafilmart.com/) dedicam 3 sessões de cinema aos 50 anos da chegada do homem à Lua. (...)

                      AS ROCHAS, NUMA CAMINHADA DE MAIS DE 2000 ANOS.

                       De Rerum Natura2019-09-11
                      Desde, pelo menos, a Antiguidade grega e durante séculos, o termo pedra tanto indicava uma rocha como um mineral. Hoje não confundimos e sabemos que, para termos uma ideia, ainda que básica, sobre as rochas, temos de saber o que são os minerais e, para sabermos algo sobre os minerais, não podemos prescindir de alguns conhecimentos sobre as rochas. (...)

                        DESMAZELO DOS JARDINS DE COIMBRA

                         De Rerum Natura2019-09-11
                        Coimbra tem os seus jardins e parques ao abandono - um munícipe foi ontem à reunião da Câmara Municipal dizer o que todos sabem porque vêem. A Câmara socialista (sempre com uma ajuda comunista quando é preciso) não tem qualquer sensibilidade para as zonas verdes sendo o contraste  flagrante com outras cidades. (...)

                          Minha entrevista a Luís Caetano inserta no livro "Debaixo da Língua"

                           De Rerum Natura2019-09-10
                          ENTREVISTA A CARLOS FIOLHAIS  FEITA POR LUÍS CAETANO  (ligeiramente ediatada) IN "DEBAIXO DA LÌNGUA" (Almada: Câmara Municipal, 2019)“Alguns dos primeiros livros de ciência no mundo são escritos em português. É uma língua culta e uma língua de cultura. (...)

                            Ciência e Sociedade - Mónica Bettencourt-Dias (IGC) em Coimbra

                             De Rerum Natura2019-09-10
                            Informação recebida do Rómulo:No próximo dia 11 de Setembro, quarta-feira, pelas 18 horas, no RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, situado no piso 0 do Departamento de Física da FCTUC, a Doutora Mónica Bettencourt-Dias, bioquímica e Directora do Instituto Gulbenkian de Ciência, que virá falar sobre  “Ciência e Sociedade”, em particular sobre as actividades que a Fundação Gulbenkian desenvolve nesse domínio, para além de falar do seu percurso científico e dos desafios, nos quadros nacional e  internacional, do lugar que presentemente ocupa. (...)

                              Teatro científico: apresentação de "O Bairro da Tabela Periódica" no RÓMULO hoje

                               De Rerum Natura2019-09-09
                              Informação do RÓMULO:Na próxima segunda-feira, dia 9 de Setembro, às 18h, realiza-se no RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, uma conversa à volta da peça de teatro intitulada "O Bairro da Tabela Periódica". A conversa será entre o autor, Manuel João Monte, professor de Química da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e o encenador da companhia de teatro marionet, Mário Montenegro, com a moderação de Carlos Fiolhais, professor de Física da Universidade de Coimbra e director do RÓMULO. (...)

                                "Uma mente brilhante... é mesmo uma mente brilhante!"

                                 De Rerum Natura2019-09-09
                                "Uma mente brilhante... é mesmo uma mente brilhante!" "Ser Ministro da Educação dá um orgulho do caraças!"  Estas são duas das declarações/perguntas que a apresentadora de um dos programas de televisão de maior audiência em Portugal fez, com o grande entusiasmo que é a sua imagem de marca, ao Ministro da Educação, hoje seu entrevistado durante mais de vinte minutos. (...)

                                  Escrita Científica: da folha em branco ao texto final" com Luís Adriano Oliveira no RÓMULO

                                   De Rerum Natura2019-09-09
                                  Informação recebida do RÓMULO:  Na próxima terça-feira, dia 10 de Setembro, às 18h, realiza-se no RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, uma palestra sobre "Escrita Científica: da folha em branco ao texto final" com Luís Adriano Oliveira, Professor de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). (...)

                                    Actividades do RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra em Setembro e Outubro

                                     De Rerum Natura2019-09-09
                                    Informação recebida do RÓMULO:Segunda-feira, 9 de setembro?10:00 – 13:30Ciência Viva no Verão - Ciência na Rua no Café de S. Cruz, CoimbraSegunda-feira, 9 de setembro?18:00 – 19:00Debate -  Manuel João Monte (Dep. Química da Universidade do Porto  e autor) e Mário Montenegro (encenador da marionet), “O Bairro da Tabela Periódica. (...)

                                      MINHA ENTREVISTA SOBRE SUPERSTIÇÃO PARA O NOTÍCIAS MAGAZINE

                                       De Rerum Natura2019-09-09
                                      Na próxima sexta feira é dia 13. E a propósito a jornalista Cláudia Pinto, do JN, fez-me uma entrevista sobre superstições que saiu ontem no Notícias Magazine: P - É supersticioso? Tem, mesmo que inconscientemente, a nível pessoal ou quotidiano, algum ritual ligado à superstição que entra em contradição com as premissas da sua actividade profissional? R-  Não me ocorre mesmo nada. (...)

                                        EFEMÉRIDES DE CIÊNCIA EM 6 DE SETEMBRO

                                         De Rerum Natura2019-09-06
                                        Informação de Adriano Simões da Silva:6 de setembro de 1766 – Nasce John Dalton, químico, meteorologista e físico britânico. Foi um dos primeiros a defender que a matéria é composta por átomos. Inventou instrumentos meteorológicos para iniciar observações em 1787, publicando 6 anos depois um dos primeiros livros de Meteorologia. (...)

                                          Ver mais