Delito de opinião

0
 Artigos
918

Da glória à tragédia no espaço de dias

 Delito de opiniãoPublicado hoje
  Decididamente há tristes ironias. Aquilo que se passou num curto espaço em Bérgamo é uma delas. Como se sabe, a província de Bérgamo e a cidade que lhe dá o nome estiveram no epicentro da pandemia do Covid-19 na Lombardia, que por sua vez era a região com mais casos e mortes de Itália, que era o país mais atingido da Europa, que substituiu a Ásia como epicentro da pandemia no Mundo. (...)

Podia ser pior

 Delito de opiniãoPublicado ontem
Nas minhas bolhas nas redes sociais há um bordão recorrente: ouçam os especialistas! E estes, puxando dos galões, não se fazem rogados – falam pelos cotovelos. Desgraçadamente, dizem coisas diferentes, quer o assunto seja o aquecimento global, o euro e o futuro da União Europeia, o combate aos incêndios de Verão, o consumo de carnes vermelhas, a escolha de animais de companhia, o melhor tratamento para a calvície… ou a Covid19. (...)

O gesto é tudo

 Delito de opiniãoPublicado ontem
  Mesmo com câmaras à frente, as figuras públicas - ou equiparadas - continuam a revelar comportamentos dignos de reparo crítico em tempo de pandemia. É o caso deste senhor que vemos na imagem de cima, um responsável do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, que reagiu como a foto documenta quando o catarro o incomodou durante uma entrevista televisiva. (...)

Sugestão: um livro por dia

 Delito de opiniãoPublicado ontem
  Carne Crua, de Rubem Fonseca Contos (edição Sextante, 2019)

Os doze mais infectados

 Delito de opiniãoQuarta feira
Quatro dias depois, trago aqui novamente o quadro detalhado da evolução do novo coronavírus por todos os países e territórios do planeta, com base em mais de duas dezenas de fontes consultadas e confrontadas - desde logo, a Organização Mundial de Saúde. (...)

Always handsome

 Delito de opiniãoQuarta feira
Brad Pitt   Foto: Getty Images

Onde andas tu, Scolari?

 Delito de opiniãoQuarta feira
  «Por muito menos que isto já forrámos as janelas e os automóveis com bandeiras. Desta vez é a vida de milhares de portugueses que está em risco, e isso é algo por que vale a pena lutar.» Palavras aqui escritas a 14 de Março pelo nosso colega Paulo Sousa. (...)

DELITO há dez anos

 Delito de opiniãoQuarta feira
  João Campos: «Fiz, há um par de semanas, um exercício curioso com um dos meus melhores amigos: cada um de nós elaborou a nossa lista com aqueles que para nós são os melhores filmes de ficção científica de sempre (eu e ele temos em comum o gosto pelo género, entre outras coisas). (...)

Desequliíbrios

 Delito de opiniãoTerça feira
Há dias lembrei-me de uma conversa telefónica que tive durante os tempos da Troika. Atendi o telefone a alguém que não fazia parte dos meus contactos e que me perguntou se conhecia quem comprasse móveis usados. Indiquei-lhe um armazém aqui próximo que negoceia espólios de falências, mas não sabia se estavam compradores. (...)

Diário do coronavírus (7)

 Delito de opiniãoTerça feira
  Entendam-se, por favor. Devem isso aos portugueses - a este admirável povo que não necessitou de nenhuma declaração de estado de emergência para recolher a casa, para adoptar medidas de distância sanitária, para proceder de acordo com aquilo que a mais elementar prudência recomendava. (...)

Portas de regresso ao jornalismo

 Delito de opiniãoTerça feira
  Detesto perder tempo com tudólogos que nada percebem sobre coisa alguma e começam cada frase por «eu acho que»: abundam nas televisões e fujo deles a sete pés. Abomino os trombeteiros do apocalipse que não perdem uma oportunidade para atemorizar e deprimir os compatriotas, reproduzindo em antena os piores rumores que circulam sobre o nosso futuro colectivo: trocam factos por "cenários", pintados em cores bem negras, convictos de que isto lhes garante gordas "audiências". (...)

Sugestão: um livro por dia

 Delito de opiniãoTerça feira
  A Aluna Americana, de João Pedro Marques Romance (edição Porto Editora, 2019) "Por vontade expressa do autor, a presente edição não segue as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa"

Uma década

 Delito de opiniãoSegunda feira
(Lago Niassa, fotografia feita no Nkwichi Lodge, 6.4.2010) (Mesmo que seja algo descabido para o registo Delito de Opinião aqui reproduzo um postal que coloquei no meu mural de Facebook) Meus queridos amigos, Até cruel, de cego que é, este sistema FB. (...)

We'll meet again

 Delito de opinião2020-04-05
  «We will succeed - and that success will belong to every one of us.» «Better days will return. We will be with our friends again. We will be with our families again. We will meet again.»   Da mensagem dirigida esta noite aos britânicos pela Rainha Isabel II, que em 1940 sofreu com a família os bombardeamentos nazis em Londres - e não fugiu. (...)

A cortina

 Delito de opinião2020-04-05
O Covid19 apanhou o mundo de surpresa. Não fosse a sua facilidade e velocidade de contágio, incógnito muitas vezes porque assintomáticos têm a capacidade de o transmitir; e o seu tratamento requerer equipamentos, e pessoal para os operar, que os vários sistemas de saúde não têm disponíveis nas quantidades necessárias: as medidas de isolamento social e congelamento de actividades económicas nunca teriam ganho as proporções radicais que têm tido. (...)

    Blogue da semana

     Delito de opinião2020-04-05
    É-me cada vez mais difícil escolher o blogue da semana, pois cada vez vou lendo menos e menos blogues. Mas ainda acompanho alguns webcomics e pelo que será um webcomic a minha sugestão de hoje. Na verdade, já o sugeri uma vez, em 2013, e recomendei-o pela primeira vez no Delito em 2010 - prova de que continua a ser publicado e que preserva o bom humor que me fez começar a lê-lo há pelo menos dez anos. (...)

    O comentário da semana

     Delito de opinião2020-04-05
      «Ai os animais em casa: os gatos. Foi ela quem o trouxe para casa, numa saída a dois para o campo (que tudo o indiciava) prometedora; quando ouviu, mais do que um miado, um débil gemido vindo lá de um buraco. Um recém-nascido - vá-se lá saber porquê, abandonado pela mãe - que um monte de pulgas deixava ver de gatinho. (...)

    Depois do adeus

     Delito de opinião2020-04-05
      Yuval Noah Harari: the world after coronavirus

    O Expresso

     Delito de opinião2020-04-04
    Quem me conhece (ou blogo-conhece) saberá que eu abomino Marcelo Rebelo de Sousa mais do que as brigadas do Al Shabaab odeiam as barracas de bifanas e coiratos no Campo Grande em dia de jogo do Sporting. E que quanto a Costa e seus sequazes tenho frémitos de os enviar para a arena do José de Alvalade (o nome é esse mesmo) rodeados de leões. (...)

    Ver mais