Delito de opinião

0
 Artigos
670

Vítima de violência sexual de segunda categoria

 Delito de opiniãoPublicado ontem
É perturbador o caso da violação e assassinato da Irmã Tona por alguém que tinha acabado de ajudar. O "alegado" assassino e "alegado" violador é um toxicodependente recém saído da prisão. O retrato escrito da vida da Irmã Tona fala de alguém que, mais do que tudo, era uma pessoa generosa ao ponto de dedicar a sua vida a ajudar com alegria os que mais precisam. (...)

Vocações erradas

 Delito de opiniãoPublicado ontem
O problema é estrutural. Portugal é um país de turismo e já não creio que tenha solução. A crise das vocações também está patente nisto. Só lamento que alguns não tenham sido guias turísticos. Fora dos partidos, claro.   

Contra a tentação da carne

 Delito de opiniãoPublicado ontem
  Pensava eu que uma universidade era um espaço de liberdade. Afinal não: é um espaço de interdição. Mais de meio século após a proclamação de Maio, que proibia todas as proibições, eis que a reitoria coimbrã, confundindo a academia com uma creche, restabelece a velha ordem com novos rótulos, tratando estudantes adultos como membros de um rebanho pastoreado pelos tele-evangelistas de turno que anunciam pragas bíblicas a quem ceder à tentação da carne. (...)

Sugestão: um livro por dia

 Delito de opiniãoPublicado ontem
  O Rapaz que Conquistou o Mundo, de Trent Dalton Tradução de Fátima Tomás da Silva Romance (edição HarperCollins Ibérica, 2019)

Jornais e causas fracturantes não assumidas (e o mau exemplo do Público)

 Delito de opiniãoPublicado ontem
O consumo e a leitura de jornais tem caído imenso, como o Pedro Corria tem referido amiúde neste espaço, e não é só o modelo em papel. As redes sociais ocuparam grande parte do seu lugar e ameaçam a imprensa tradicional. É algo preocupante, porque a informação torna-se selectiva, superficial, quando não falsa, reduzindo-se a títulos ou a agit-prop, e mesmo que a imprensa não seja isenta, ao menos sabemos quem escreveu os artigos e quem responsabilizar. (...)

Fora da caixa (10)

 Delito de opiniãoPublicado ontem
  «Tentámos tudo, mas foi impossível.» Pedro Sánchez, presidente em exercício do Governo espanhol   Não conheço político mais afortunado que António Costa: as circunstâncias acabam sempre por favorecê-lo. Bafejado pelo ciclo de estímulos económicos introduzidos pelo Banco Central Europeu às economias durante esta legislatura, pela manutenção em baixa das taxas de juro e do preço do petróleo durante o mesmo período e pela nova estratégia global de Bruxelas, hoje muito mais compreensiva e benevolente face às economias periféricas do que há quatro anos. (...)

Bettel e Boris

 Delito de opiniãoPublicado ontem
Luxemburgo tem a fama (e terá o proveito) de ser um paraíso fiscal. Ontem o seu primeiro-ministro teve uma atitude inadmissível para o PM britânico, Boris Johnson. Estúpida, pois só reforça as posições brexitianas na GB, contrariamente ao pretendido por Bettel (é o nome do menino). (...)

Pensamento da semana

 Delito de opiniãoPublicado ontem
Que parte daquilo que somos seria igual se vivêssemos noutro tempo da história ou noutro sítio do mundo? Será isso o verdadeiro "eu"?   Este pensamento acompanha o DELITO durante toda a semana

Há vida para além da bola

 Delito de opiniãoTerça feira
  Debate Costa-Rio foi ontem acompanhado por 2,7 milhões de telespectadores. Demonstração clara de que as pessoas se interessam por política. E só não acompanham mais porque os canais de televisão pouco mais têm para oferecer do que telenovelas e futebol. (...)

Fora da caixa (9)

 Delito de opiniãoTerça feira
  «Estamos a viver num período de desaceleração geral de grande parte das economias europeias.» António Costa, no debate com Rui Rio (ontem)   Rui Rio venceu esta noite o mais badalado debate da campanha eleitoral em curso. Teve a tarefa facilitada: em vez de lhe surgir um "animal feroz", para usar uma expressão popularizada por um antigo líder do PS, saiu-lhe um bonzo propenso à beatitude. (...)

Lavourada da semana

 Delito de opiniãoSegunda feira
  Claramente, a depressão é um problema que a[c]tualmente aflige muito a direita política, como se constata com o aumento do número, da parte de autores dessa tendência política, de posts sem sentido, irracionalistas, ou sobre temas perfeitamente estúpidos.»

Avenida da Liberdade, nº 1, de Luís Serpa

O Luís Serpa é veterano confrade bloguista, no Don Vivo. "Conhecemo-nos" pois cresceu em Moçambique e lia o ma-schamba, onde eu escrevia. Depois conhecemo-nos mesmo, ele foi gentil e apareceu na apresentação do livro do Zé Cabral, produzido por Alexandre Pomar, e ainda bebemos um vinho. (...)

Fora da caixa (8)

  «António Costa teve sempre um papel de procura da solução e não do problema.» Jerónimo de Sousa, em entrevista à Lusa (24 de Agosto)   Com a mesma cadência a que regressam as andorinhas em cada Primavera, quando surge uma campanha eleitoral logo se erguem vozes a questionar a "ideologia" de alguns partidos. (...)

Sugestão: um livro por dia

  Fernão de Magalhães e a Ave-do-Paraíso, de João Morgado Consultoria histórica e prefácio de José Manuel Garcia Romance histórico (edição A Esfera dos Livros, 2019) "Por vontade expressa do autor, a presente edição não segue a grafia do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa"

DELITO há dez anos

  João Carvalho: «No regresso do Prós e Contras, os líderes dos mini-partidos procuraram desesperadamente encontrar os seus espaços. Não foi fácil: de cada vez que um tentava expor a sua visão – e com raras excepções – era quase certo que declarava estar "de acordo com o que disse o dr. (...)

CIP

 Delito de opinião2019-09-14
A CIP é, invariavelmente, apresentada como representando os patrões. Sucede que nunca os representou nem os representa – muito menos agora, e desde há muito, que tem uma direcção bem comportadinha e perfeitamente integrada no sistema, isto é, no respeitinho do governo do dia e na ficção da concertação social, que tem dignidade constitucional e em cujo organismo tem assento com outras organizações de duvidosa representatividade e discutível utilidade. (...)

Leituras

 Delito de opinião2019-09-14
  «É verdade que os valores de "pátria", "patriotismo", "sentimento nacional", pelo seu teor afectivo, de cariz irracional, não costumam ser reivindicados pela esquerda. É um erro funesto. Nenhuma revolução triunfou com argumentos meramente ideológicos. (...)

Fora da caixa (7)

 Delito de opinião2019-09-14
  «O PSD vai perder as eleições.» José Pacheco Pereira, na TVI 24 (4 de Setembro)   As sondagens variam, mas todas apontam na mesma direcção. A da Pitagórica atribui 43,6% das intenções de voto ao PS e apenas 20,4% ao PSD - um fosso de 23,2% entre os dois principais partidos. (...)

Sugestão: um livro por dia

 Delito de opinião2019-09-14
  Notas de um Velho Nojento, de Charles Bukowski Tradução de Hugo van der Ding Narrativa autobiográfica (edição Alfaguara, 2019)

Ver mais