PÁGINA GLOBAL

_______________________________________________________________LUSOFONIA EM DESTAQUE
0
 Artigos
2661

Portugal | Para que servem os programas eleitorais?

 PÁGINA GLOBALTerça feira
Anselmo Crespo | TSF | opinião A pergunta pode parecer retórica, mas não é. A resposta pode parecer óbvia, mas é tudo menos linear. Que utilidade têm os programas eleitorais dos partidos políticos? Que substância têm e o que dizem sobre a linha política e ideológica de cada um deles? O que os distingue? Quem cobra nas urnas, quatro anos depois, o que foi prometido quatro anos antes? Quem compara os programas? Quem os lê? E quem os leva a sério?Confesso que esta é uma reflexão que só faço de quatro em quatro anos - sempre que, em véspera de eleições e por dever profissional, tenho de descarregar em PDF (antes era bem pior, tinha que imprimir) centenas de páginas que vou lendo nas horas vagas, para me preparar para a campanha que se avizinha. (...)

Circo Portugal apresentou: "DOIS GRANDES PALHAÇOS" - ganhou quem não viu/ouviu

 PÁGINA GLOBALTerça feira
Na tenda nobre do Circo Portugal, ontem à noite, exibiram-se dois grandes palhaços… O mesmo de sempre com atores bem adaptados à pista, decerto que bastante ensaiados nos bastidores. Faltou a canção e a música de fundo “A mim não me enganas tu… nem tu”. (...)

O CAPITALISMO NÃO É VERDE!

 PÁGINA GLOBALTerça feira
Rui Sá | Jornal de Notícias | opiniãoSe há coisa que me chateia é ver as organizações políticas a correrem atrás "do que está a dar", naquilo que não se pode considerar sentido de oportunidade política mas mero oportunismo político.Nos últimos tempos, PAN e BE empurram-se mutuamente para ver quem ganha o pódio das causas ambientais a que, convenhamos, deram pouca importância ao longo da sua relativamente curta vida. (...)

40 anos do Serviço Nacional de Saúde

 PÁGINA GLOBALTerça feira
É necessário voltar ao espírito do tempo em que se queria construir um país mais solidário e justo. Precisamos de um SNS universal, geral e gratuito, sem taxas moderadoras e devidamente financiado.Jorge Seabra | AbrilAbril | opiniãoNo dia em que se comemoram 40 anos da promulgação da lei que estabeleceu o Serviço Nacional de Saúde (SNS), e juntando-me à homenagem a todos os que contribuíram para a sua construção e lutam pelo reforço do seu espírito original de serviço público universal, de qualidade e gratuito, aqui deixo o texto da minha comunicação ao Grupo de Trabalho da Comissão Parlamentar da Saúde, aquando das audições prévias à discussão e aprovação da nova Lei de Bases da Saúde. (...)

O NEGOCIO DOS COMBUSTÍVEIS ASSENTA NUM SISTEMA CORPORATIVO

 PÁGINA GLOBALTerça feira
Octavio Serrano*Sistema Corporativo, era o sistema económico escolhido pelo regime do Salazar, para organizar economicamente o país; existiam os órgãos corporativos; de que dou exemplo, os grémios da lavoura; e também grupos produtivos monopolistas, como por exemplo a CUF; e ambos tinham uma caracteristica que os assemelhava: tinham a capacidade política de determinar os preços do que compravam, e do que vendiam. (...)

Snowden: “Estamos nus diante do poder” - com vídeo

 PÁGINA GLOBALTerça feira
Livro do homem que revelou o estado de vigilância global sai nesta terça-feira. Ele segue em Moscou; teme que a Inteligência Artificial multiplique o controle; mas crê na resistência cidadã. Vale ler sua entrevista ao “Guardian”Antonio Martins | Outras PalavrasHá seis anos e meio, Edward Snowden, então um funcionário subcontratado da CIA, entrou num avião em Honolulu, Havaí, e desceu horas depois em Hong Kong. (...)

A desinformação dos media dominantes acerca da vida internacional

 PÁGINA GLOBALTerça feira
– Mentiras, manipulações, silênciospor Investig'actionOs media dominantes, sem complexos e muito para além da questão europeia, mentem, deformam, dissimulam com mais ou menos subtileza, alinham (quando não são dominados pelo recrutamento selectivo de seus editorialistas) com os interesses dos grupos que os financiam. (...)

Portugal | SALVE-SE QUEM PUDER!

 PÁGINA GLOBALSegunda feira
Ainda no bom dia eis o Curto do Expresso. Hoje com a expressão “Dia D, de debate”… Se um jornalista experiente considera com sinceridade que hoje é esse dia “de debate” está tudo mal… na sociedade portuguesa. Principalmente no modo como se vê a política, as eleições, os eleitores, aquilo que de patranhas e ilusões são pronunciadas pelos políticos – principalmente pelos líderes. (...)

AOS SUPER RICOS, OS SUPER GENES?

 PÁGINA GLOBALSegunda feira
Biólogos de todo o mundo participam de uma corrida rumo à edição genética — que permitirá curar doenças e “aprimorar” a natureza e o ser humano. Mas quais as consequências, num mundo hoje marcado por desigualdades e preconceitos?Walter Isaacson | Outras Palavras | Tradução:  Gabriela LeiteQUEBECBiologia é a nova tecnologia. (...)

Trump rejeita nova acusação de abuso sexual contra Brett Kavanaugh

 PÁGINA GLOBALSegunda feira
Presidente americano chama de "mentira" artigo do 'New York Times' com novo testemunho de suposto abuso sexual cometido pelo juiz indicado por ele para a Suprema Corte. Democratas pedem impeachment do magistrado.O presidente dos EUA, Donald Trump, rejeitou neste domingo (15/09) pedidos de democratas por um impeachment do juiz da Suprema Corte dos EUA Brett Kavanaugh, após uma nova reportagem sobre acusações de abuso sexual contra o magistrado. (...)

Boris Johnson compara Reino Unido a Hulk

 PÁGINA GLOBALSegunda feira
"Quanto mais se irrita, mais forte fica", diz PM britânico, frisando que super-herói livra-semsempre das "amarras". Ex-primeiro-ministro David Cameron afirma que Johnson optou pelo Brexit por mera ambição política.Devido à tensão e o caos Brexit, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, vê o Reino Unido como um super-herói que, apesar de todas as dificuldades, sempre sai vitorioso. (...)

Catalunha | 'Independência se tornou nossa última alternativa', afirma Puigdemont

 PÁGINA GLOBALSegunda feira
Em entrevista à Sputnik Itália, o político catalão Carles Puigdemont falou sobre as relações entre Madrid e Barcelona, qualificando a independência de sua região como a última alternativa dos catalães.Em 2017, o presidente da Generalitat da Catalunha, Carles Puigdemont, se tornou foco das notícias internacionais ao liderar um movimento que buscava a independência da Catalunha em relação à Espanha. (...)

'Estamos prontos para a guerra': comandante iraniano adverte EUA

 PÁGINA GLOBALSegunda feira
O chefe da divisão aeroespacial do Corpo dos Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC) disse no domingo que as bases e porta-aviões dos EUA no Oriente Médio estão dentro do alcance de mísseis iranianos.A declaração vem após o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, ter culpado no sábado (14) o Irão pelos recentes ataques de drones contra campos petrolíferos da Saudi Aramco. (...)

O Adrian Darya 1 (ex-Grace 1) acosta na Síria

 PÁGINA GLOBALSegunda feira
A pedido dos Estados Unidos, o Grace 1 , um petroleiro iraniano arvorando bandeira do Panamá, foi arrestado ao largo de Gibraltar pela Royal Navy, em 4 de Julho de 2019. Segundo Washington, o petroleiro deslocava-se para a Síria em violação ao embargo ---ilegal pelo Direito Internacional--- da União Europeia. (...)

Reactivação da Aliança Militar continental dos EUA

 PÁGINA GLOBALSegunda feira
Doze Estados membros do Tiar (dito também «Pacto do Rio») decidiram reactivar a organização devido ao risco de «desestabilização» continental que a «ditadura» de Nicolás Maduro faria correr à América Latina. Simultaneamente, a Assembleia Nacional da Venezuela pronunciou-se pelo retorno da República Bolivariana ao Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (Tratado Interamericano de Assistência Recíproca - Tiar). (...)

Snowden alerta para propagação de mentiras na internet

Há seis anos, ex-analista da NSA causou terremoto político ao revelar atividades ilícitas do serviço secreto dos EUA. Em entrevistas a jornais alemães, Snowden conta que ainda almeja asilo político na Alemanha.Seis anos após divulgar informações sigilosas da Agência de Segurança Nacional americana (NSA), revelando um amplo esquema de espionagem do governo dos Estados Unidos, o ex-colaborador do serviço secreto americano Edward Snowden alertou para a propagação de mentiras na internet e contou que ainda deseja conseguir asilo político na Alemanha. (...)

Senador dos EUA defende ataque contra refinarias do Irão: 'quebrará a base do regime'

O senador republicano Lindsey Graham defendeu que os EUA ataquem as refinarias de petróleo iranianas após drones incendiaram duas refinarias da petroleira estatal da Arábia Saudita."Agora é hora dos EUA colocarem sobre a mesa um ataque às refinarias de petróleo iranianas, se continuarem as provocações ou aumentarem o enriquecimento nuclear", escreveu Graham no Twitter. (...)

Reveladas imagens de Guaidó na Colômbia com narcotraficantes e paramilitares

Opositor venezuelano Juan Guaidó tirou fotos com lideranças narcoparamilitares colombianas enquanto teria recebido dos mesmos ajuda para cruzar a fronteira de seu país com a Colômbia em fevereiro.As fotos se tornaram públicas mediante a denúncia de Wilfredo Cañizares, ativista e líder da Fundação Progresso no Norte de Santander (FPNS), organização não governamental colombiana de direitos humanos. (...)

Venezuela faz manobras militares na fronteira com a Colômbia

Exercícios ocorrem em meio a crescentes tensões entre os dois países. Maduro acusa Bogotá de preparar agressão após presidente colombiano dizer que regime venezuelano oferece abrigo a rebeldes guerrilheiros.A Venezuela iniciou na terça-feira (10/09) exercícios militares na fronteira com a Colômbia, atendendo a uma ordem dada na semana passada pelo presidente do país, Nicolás Maduro, em meio a uma crescente tensão com o governo da vizinha Colômbia. (...)

Pinochet, o triunfo do fascismo de mercado e a admiração mútua com o general Franco

Alejandro Torrús | opiniãoTal como sucede todos os anos em 11 de Setembro, os grandes media recordaram as Torres Gémeas de Nova Iorque e ignoraram o golpe fascista de 1973 no Chile. Há muitas razões de actualidade para não esquecer o fascismo chileno: a sua estreita articulação com a corrente neoliberal do capitalismo; o papel dos EUA no incentivo e preparação do golpe; o facto de este fascismo dos anos 70 se associar ao que ainda vinha da década de 30 (como o franquismo) e ser incensado por forças que integram, um pouco por toda a parte, o actual levantar da cabeça da extrema-direita. (...)

258 milhões de crianças no mundo não vão à escola

Um sexto das crianças e adolescentes de entre 6 e 17 anos em todo o mundo não frequentam a escola, segundo dados de 2018 publicados pela ONU. O progresso foi «mínimo ou zero» na última década.O progresso na escolaridade foi «mínimo ou zero» na última década, segundo um comunicado da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) difundido pela Agência Lusa. (...)

Ver mais