Quinta Emenda

Quinta Emenda - SAPO Blogs
0
 Artigos
293

Hoje

 Quinta EmendaPublicado ontem
  Os dias, mesmo quando correm todos iguais, não são todos iguais. São curtos e cinzentos no Inverno e longos e luminosos no Verão. Sucedem-se no calendário sem que nada os distinga! Mas nunca são todos iguais… Os dias são o que são, não têm identidade. (...)

Dérbi em dia de recordes

 Quinta EmendaSábado
  Metade do campeonato já lá vai. Para as quatro principais equipas do panorama nacional, provavelmente as quatro primeiras da classificação quando tudo acabar, lá para Maio, a primeira volta deste campeonato terminou hoje. E de que maneira! Com um dérbi, que não é só de Lisboa. (...)

De morrer a rir

 Quinta EmendaSexta feira
               Hoje é notícia as buscas no Montepio, e muitas das irregularidades apontadas a Tomás Correia que têm barbas. Créditos sem garantias, fraudes em aumentos de capital e ... José Guilherme, que deu prendas a Ricardo Salgado com dinheiro que foi buscar ao Montepio. (...)

Czar da República

 Quinta EmendaQuinta feira
  Sem lata para continuar a saga de Mr Dupont e Mr Dupond, como já aqui lhe chamei, com a rotação entre a chefia do governo e a da República para contornar a limitação de mandatos, Putin parte para outra. E começa logo por descartar o seu Mr Dupond, o seu peão Medvedev, agora na chefia do governo. (...)

Objectivo(s) conseguido(s)

 Quinta Emenda2020-01-15
  Já não dá para disfarçar o cerco que se aperta à volta do Benfica. É a calendarização dos jogos, são as consecutivas nomeações cirúrgicas dos árbitros, seja para o campo seja para o VAR, e são, por fim, os seus desempenhos. A seguir a Carlos Xistra, há quatro dias, hoje Artur Soares Dias, que há os mesmos quatro dias, desbloqueou o jogo ao Porto, validando inacreditavelmente o golo que o resolveu, e começou a resolver o próximo, com o Braga, expulsando o Corona, para trocar esse jogo com o de hoje, com o Varzim, para a Taça. (...)

O ano da Justiça

 Quinta Emenda2020-01-14
  Há poucos dias, antes da entrada no ano novo e quando toda a gente era auscultada sobre a adivinhação do que aí viria, dizia-se que 2020 seria o ano da Justiça. Não que se quisesse dizer que este fosse o ano em que, por obra e graça do que quer que fosse, tudo passaria a funcionar bem. (...)

A morte não tem fair-play

 Quinta Emenda2020-01-13
  Tivesse a morte um mínimo de decência, e uma amostra - que fosse - do fair-play do Paulo e tê-lo ia deixado em paz, a concluir a sétima etapa  do seu 13.º Dakar. 

Más sensações ... e maus sintomas

 Quinta Emenda2020-01-10
  As más sensações para o jogo desta noite, na Luz, começaram a desenhar-se bem antes do seu início. Começaram logo que foi conhecido o árbitro: o nome de Carlos Xistra gera de imediato ansiedade. Está no seu último ano, mas ainda temos que levar com ele. (...)

Oito minutos de pose*

 Quinta Emenda2020-01-10
  Dificilmente se poderia admitir uma primeira semana do ano mais agitada. Trump achou que, com um impeachment em curso e a dez meses das eleições, o melhor que tinha a fazer era incendiar o Médio Oriente e deixá-lo arder como arde a Austrália. Sem consultar as instituições, sem estratégia e sem justificação, mandou assassinar altas figuras da estrutura militar do Irão, entre as quais o General Soleimani, mais que uma proeminência do regime, o número dois da teocracia no poder. (...)

Checks and balances

 Quinta Emenda2020-01-09
  A eleição de Trump para o topo do poder na maior potência mundial foi vista com preocupação em grande parte do planeta, mas nunca como uma irremediável catástrofe. É que a opinião pública mundial acreditava na rede de checks & balances do sistema político americano, uma democracia institucionalmente bem dotada, ao contrário, por exemplo, do que aconteceria depois no Brasil, com a eleição de Bolsonaro. (...)

Pronto. Já há planeta B!

 Quinta Emenda2020-01-08
  Chama-se  "TOI 700 d" - parece nome de modelo de automóvel, é certo, mas foi o que se arranjou para este novo planeta -  fica aqui mesmo à mão, a uns simpáticos cem anos-luz de distância, tem mais (20%) ou menos a dimensão da terra, e parece que está à nossa espera. (...)

Não havia necessidade...

 Quinta Emenda2020-01-07
  No final do ano, no preciso espaço de uma semana, dois jovens, um cabo-verdeano e outro português, foram assassinados na rua. O português, de 24 anos, a 28 de Dezembro, no Campo Grande, em Lisboa, por um grupo de três jovens guineenses, com idades entre os 16 e os 20 anos, apunhalado nas costas depois de ter reagido ao assalto que esteve na origem do crime. (...)

Irresponsabilidade premiada

 Quinta Emenda2020-01-06
  Como facilmente se previa Trump incendiou o Médio Oriente e colocou o mundo ocidental sob novas ameaças com enorme potencial devastador, tanto mais graves quanto mais evidente se torna a irresponsabilidade que sustenta a escalada de ameaças do presidente americano. (...)

Regressos e pirómanos

 Quinta Emenda2020-01-04
Foi difícil este jogo de Guimarães, no arranque do ano e no regresso do campeonato, quase um mês depois. Seria sempre difícil, porque nunca é fácil jogar na cidade-berço, e porque este Vitória, de Ivo Vieira, joga muito, como se sabe. Mas não teria sido certamente tão difícil se o Benfica tivesse regressado desta paragem com o mesmo nível de qualidade exibicional das últimas jornadas. (...)

Começa perigoso, este 2020!

 Quinta Emenda2020-01-03
  2020 ameaça tornar-se mais perigoso do que poderia parecer, por mais previsível que fosse que, em ano de eleições, Trump desatasse aos disparates.  Sabia-se que Trump não precisaria de grandes pretextos para começar a brincar com o fogo, convencido do ganho eleitoral que, em pleno processo de impeachement, daí retira. (...)

O regime

 Quinta Emenda2020-01-02
  Que a principal figura do regime defenda precisamente o regime, é a coisa mais natural desta vida. Ao apelar, como voltou a fazer na sua mensagem de Ano Novo, a um governo dialogante, e especialmente  dialogante à esquerda para aí procurar o apoio parlamentar que lhe falta, e a uma oposição forte à direita, o Presidente está acima de tudo a defender o regime. (...)

Humano

 Quinta Emenda2020-01-01
  O Papa Francisco voltou a revelar o seu humanismo. Confirmou que o Papa não é infalível, e que erra como qualquer um de nós. E que não tem paciência infinita. E reconheceu isto tudo... 

Bom Ano de 2020

 Quinta Emenda2019-12-31
  Fecha-se um ano e uma década. Uma década que teve de tudo um pouco. Teve troika, e muitos sacrifícios. Teve incêndios. Teve BES. Teve Sócrates. Teve revolta, muita revolta, ainda assim menos revolta do que se justificaria. Mas também teve momentos de euforia e de exaltação colectiva, alguns únicos e irrepetíveis. (...)

Coisas extraordinárias

 Quinta Emenda2019-12-30
  "Jesus conseguiu uma projecção semelhante ao Infante D. Henrique" - quem diria? Não diga mais nada, Senhor Presidente. É que se não disser mais nada até que as doze badaladas soem no Corvo, fecha com chave de ouro este último ano da década. Não estrague (mais)!

Que chatice!

 Quinta Emenda2019-12-30
  Com tudo pacatamente à espera que as horas passem até que cheguem as últimas doze badaladas do ano, e com o Presidente a despachar a comenda do Jorge Jesus para fazer as malas de partida para o Corvo, não se passa nada. É uma chatice... Não fosse o "sempre em pé" Augusto Santos Silva ter dito umas coisas, que não deixam de ser verdade mesmo que as não devesse ter dito - logo ele, pouco senhor da verdade -, e não se passava mesmo nada. (...)

Ver mais