sound + vision

Olhar e escutar. Música. Cinema. E os espaços em volta.
0
 Artigos
548

"The Truman Show", aqui e agora

 sound + visionPublicado ontem
Jim Carrey em The Truman Show (1998):ou como a "vida em directo" passou a ser um princípio centralna nossa relação com as imagensA actualidade do filme The Truman Show é, de uma só vez, cristalina e perturbante: o modelo corrente dos “reality shows” tende a contaminar o modo como vemos e vivemos o mundo à nossa volta — este texto foi publicado no Diário de Notícias (15 Fevereiro), com o título 'A síndrome de Truman'. (...)

The Strokes — mais uma canção...

 sound + visionTerça feira
Menos sintetizadores, mais guitarras... Depois de At the Door, a nova canção de The Strokes, Bad Decisions, faz-nos reencontrar o som clássico da banda, neste caso encenado através de um sugestivo teledisco que os representa como encarnações de infinitas clonagens — talvez uma metáfora para a sua capacidade de repetição & reinvenção. (...)

A IMAGEM: Craig F. Walker, 2020

 sound + visionTerça feira
CRAIG F. WALKERMemorial do Holocausto, Nova InglaterraThe Boston Globe [27 Jan. 2020]

Sonic vs. Jim Carrey

 sound + visionTerça feira
Jim CarreyNa história das adaptações dos videojogos ao cinema, Sonic: o Filme é mais um exemplo rotineiro: nas aventuras do ouriço azul, dotado de velocidade supersónica, apenas se destaca Jim Carrey, afinal um actor de outra tradição — este texto foi publicado no Diário de Notícias (13 Fevereiro), com o título 'Muitos efeitos de videojogo, quase nada de cinema'. (...)

Nova canção de The Strokes

 sound + visionSegunda feira
Quem melhor para revisitar a memória de The Strokes? Pergunta de algibeira, com resposta militante: The Strokes! Aí está At The Door, primeira canção da banda em quase quatro anos, a anunciar o opus 6, The New Abnormal (10 Abril). Teledisco a condizer: misterioso e envolvente, a acompanhar guitarras tardias e sintetizador a abrir. (...)

Sintaxe [citação]

>>> Cada uma das línguas humanas desafia a realidade de uma maneira única e que lhe é própria. Há tantas constelações de relação com o futuro, de esperança, de projecções religiosas, metafísicas e políticas, de "antecipação onírica", como formas verbais optativas e contrafactuais. (...)

Nada Surf, opus 9

 sound + vision2020-02-15
Sempre houve qualquer coisa de deliciosamente inclassificável nos novaiorquinos Nada Surf. Desde a estreia, com o álbum High/Low (1996), até ao recente Never Not Together, nº 9 na discografia da banda, a sua singeleza pop parece ligada a uma sensibilidade dos anos 60, de alguma maneira revista e transfigurada por bandas como The Replacements ou The Lemonheads — tudo encenado num lirismo envolvente, sem angústias. (...)

Os Oscars perdidos

 sound + vision2020-02-15
Joe Pesci e Martin Scorsese— rodagem de O IrlandêsJá tinha acontecido com Gangs de Nova Iorque: um filme de Martin Scorsese (agora, sucedeu com O Irlandês) obtém uma dezena de nomeações, incluindo a de melhor do ano, e sai da cerimónia dos Óscares sem qualquer prémio: a memória dos que perderam faz também parte da história e do imaginário de Hollywood — este texto foi publicado no Diário de Notícias (10 Fevereiro), com o título 'Um zero para Scorsese'. (...)

OSCARS 2020 — a lenta decomposição

 sound + vision2020-02-15
Bong Joon-hoNum artigo de balanço dos Oscars 2020, sublinhando em particular o facto de as audiências nos EUA terem voltado a baixar, Claudia Eller escreve no Variety: "Na minha juventude, ver os Oscars era um compromisso televisivo: agora, claramente, já não é. (...)

Billie Eilish — a canção de 007

 sound + vision2020-02-14
O novo James Bond, No Time to Die, só chega em Abril, mas a respectiva canção-tema já foi divulgada. Aí está Billie Eilish, igual a si própria, subtil e intensa, sem deixar de satisfazer a tradição sonora de 007.

Beach Bunny, opus 1

 sound + vision2020-02-14
Os Beach Bunny são de Chicago e têm Lili Trifilio, cantora, compositora e guitarrista, como força motriz. Depois de alguns singles e EPs, lançam o álbum de estreia: Honeymoon testemunha o gosto de um pop rock simples e descarnado. O espírito de auto-retrato e ironia está bem patente no desenho da capa do álbum e também no teledisco de Cloud 9. (...)

Oscars + "Vanity Fair"

 sound + vision2020-02-13
É uma tradição da imprensa e, em boa verdade, da mitologia de Hollywood: depois da cerimónia dos Oscars, a revista Vanity Fair organiza uma festa em que (quase) todos, vencedores e vencidos, aparecem. De tal modo que as fotografias do evento ficam como insubstituível memória, factual e simbólica. (...)

Rooney Mara + Joaquin Phoenix

 sound + vision2020-02-12
Vale a pena visitar o site de Greg Williams, fotógrafo inglês com especial talento para observar as personalidades do cinema nos mais diversos bastidores da indústria (aos quais consegue, além do mais, privilegiado acesso). Entre as suas imagens da recente noite dos Oscars, surge este delicioso momento de celebração do vencedor na categoria de melhor actor, Joaquin Phoenix, na companhia da namorada, Rooney Mara. (...)

III Guerra Mundial, o jogo

 sound + vision2020-02-12
Não se trata, entenda-se, de perorar em termos genéricos sobre os jogos de video — as generalizações conduzem-nos, quase sempre, a alguma forma de desconhecimento. Porquê? Precisamente porque as singularidades resistem aos resumos globais.Em todo o caso, registe-se um exemplo (entre muitos possíveis, hélas!) da boçalidade a que chegou a oferta do comércio virtual. (...)

Nova canção de Sharon Van Etten

 sound + vision2020-02-11
Autora de Remind Me Tomorrow, um dos grandes álbuns de 2019, a americana Sharon Van Etten está de volta com um single que continua a ilustrar a singularidade da sua posição entre tradição e modernidade: Beaten Down aí está, numa enigmática encenação a preto e branco dirigida por Nicky e Juliana Giraffe. (...)

No ecrã de Kirk Douglas

 sound + vision2020-02-11
Kirk Douglas e Lana TurnerA memória de Kirk Douglas remete-nos para um tempo bem diferente de Hollywood e, em boa verdade, de todo o cinema: frequentávamos as salas escuras e não tínhamos telemóveis. Nostalgia? Apenas pedagogia — este texto foi publicado no Diário de Notícias (8 Fevereiro). (...)

Billie Eilish nos Oscars

 sound + vision2020-02-11
Nos Oscars de 9 de Fevereiro, o segmento de evocação dos que faleceram ao longo dos últimos doze meses foi apresentado por Steven Spielberg, com Billie Eilish a interpretar um clássico dos Beatles, Yesterday — foi um dos grandes momentos da noite.

"Parasitas" vence Oscars

 sound + vision2020-02-10
Chegou a idade asiática de Hollywood. Contrariando a maior parte das previsões (finalmente, uns Oscars que não foram a reboque de muitos outros prémios...), o sul-coreano Parasitas conseguiu a proeza, a todos os títulos notável, de arrebatar um quarteto de luxo:— filme— realização— argumento original— filme internacionalOnde surgiu, então, O Irlandês, de Martin Scorsese? Pois bem, ficou ausente: 10 nomeações, zero Oscars (repetindo a performance do seu Gangs de Nova Iorque, em 2003). (...)

Oscars 2020 na FNAC

 sound + vision2020-02-09
Na sessão de domingo, na FNAC / Chiado, percorremos algumas memórias da história dos Oscars, citando também alguns dos principais títulos que estão na corrida deste ano [AMPAS]. A propósito desses títulos, eis alguns dos videos exibidos.______________________________Próxima sessão:SOUND + VISION MagazineOs anos 20 (do século XX)FNAC / Chiado: 28 Março 2020, 18h30______________________________>>> A rodagem de 1917, de Sam Mendes. (...)

Harley Quinn: a rotina de Hollywood

 sound + vision2020-02-09
Hollywood recupera mais uma personagem do mundo da BD: Harley Quinn, ex-namorada do Joker. Margot Robbie investiu muito no projecto, na dupla qualidade de actriz e produtora, mas os resultados são de uma pobreza rotineira — este texto foi publicado no Diário de Notícias (6 Fevereiro), com o título 'As aventuras (pouco) fantásticas de Margot Robbie'. (...)

Ver mais